Blog

Empregos temporários: porta de entrada para o mundo do trabalho

dezembro 21, 2023

Se alguém precisou tirar uma licença, ou se as vendas de uma empresa aumentam muito em algum momento do ano, as empresas costumam oferecer empregos temporários.

Eles costumam durar poucos meses, e são uma ótima oportunidade para quem está procurando o primeiro emprego, para quem está desempregado ou para quem não tem experiência.

Eles oferecem vários benefícios e podem ser a sua oportunidade perfeita para começar no mundo do trabalho.

Continue lendo que vamos te explicar tudo sobre o assunto!

Quais as vantagens de empregos temporários na hora de começar a trabalhar?

Trabalhos temporários são ótimas formas de ganhar experiência e começar no mundo do trabalho, dando assim um passo para construir sua carreira.

Isso porque, muitas vezes as vagas não exigem que você tenha conhecimentos na função, ou experiências anteriores.

Outros benefícios das vagas temporárias são:

  • Possibilidade de aprender novas habilidades.
  • Servem de experiência para colocar no currículo.
  • Existem muitas vagas temporárias disponíveis.
  • Ótimo para conhecer pessoas (networking).
  • Podem gostar muito do seu trabalho e você pode ser contratado para uma vaga fixa.

Como transformar um emprego temporário em uma oportunidade de carreira?

Entre todos os benefícios que vimos dos empregos temporários, o maior deles é: você pode ser contratado de forma efetiva, para uma vaga fixa!

Isso porque, os gestores e supervisores ficam atentos ao que você está fazendo e se gostarem do seu trabalho, podem te fazer uma oferta para ser contratado.

Se essa for a sua vontade, algumas dicas podem te ajudar nesse momento, como:

Mostre interesse

Faça suas tarefas com toda a sua dedicação e se ofereça para fazer outras atividades, indo além do que é esperado de você. Então, tente conhecer outros setores da empresa, ofereça ajuda, peça para aprender mais, sugira melhorias e se mostre o mais interessado possível.

Apresente resultados

Saiba exatamente qual é sua função na empresa e se dedique para mostrar bons resultados. Também é valido colocar metas pessoais e profissionais para você alcançar durante aquele período de trabalho. Por exemplo, você deve vender 100 peças de determinado produto? Então tente vender 110 para se destacar entre os outros funcionários temporários.

Se relacione com o grupo

Aproveite os momentos do dia a dia para conhecer as pessoas do trabalho e fazer networking. Então, todos os dias ao chegar, dê bom dia, pergunte se pode almoçar com o grupo ou aceite o convite caso alguém te chame. Aproveite as oportunidades para conversar e mostrar quem você é (mas sem esquecer de trabalhar, claro!). Mesmo que não tenha uma vaga aberta para você naquele momento, as pessoas podem lembrar de como foi bom trabalhar com você e te chamar em alguma outa oportunidade.

Busque oportunidades

Se você realmente gostou de trabalhar naquela empresa e quer ser efetivado, busque oportunidades para falar isso. Você pode chamar seu gestor em particular, explicar sua vontade e perguntar sobre a possibilidade de uma efetivação. Além disso, você pode ficar de olho nas vagas abertas da empresa. Caso surja uma que você se encaixe, diga ao seu gestor que viu a vaga, que se candidatou e que adoraria participar do processo seletivo e ter a indicação dele.

Seja referência em algum assunto

Por exemplo, você entende tudo de redes sociais e percebeu que a empresa tem dificuldade nesta área? Então se ofereça para ajudar e use esse momento para mostrar suas habilidades.

Como usar empregos temporários para construir seu currículo e portfólio?

Os empregos temporários são ótimos para construir seu currículo, porque mostram que você tem experiências, competências e habilidades.

Então, mesmo que o emprego temporário seja de apenas um, dois ou três meses, você deve colocá-lo no seu currículo.

Na parte de experiência profissional, você deve colocar seu cargo, nome da empresa, período do trabalho, destacando que foi um emprego temporário.

Depois, você deve explicar quais atividades fez nesse emprego e resultados que alcançou.

Por exemplo:

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL

Nome do cargo | mês e ano de início até mês e ano de término

Nome da empresa

Atividades desenvolvidas e resultados alcançados, explicando que foi um emprego temporário

Por exemplo, você trabalhou como vendedor de uma loja de shopping durante três meses, então no seu currículo deve estar:

Vendedor       |    mês e ano de início até mês e ano de término

Loja X

Emprego temporário, onde desenvolvi habilidades de vendas, comunicação com clientes, organização e gerenciamento do estoque. Durante o período, atingi a meta de vendas e implantei uma nova forma de organização, que facilitou os processos diários de conferência do estoque.

Como empregos temporários podem te ajudar a construir relacionamentos de trabalho?

Assim como em qualquer oportunidade, os empregos temporários são ótimas formas de construir relacionamentos e fazer o chamado networking.

Se você ainda não sabe o que isso significa, clique AQUI!

As pessoas que você conhece e os relacionamentos que criar durante o emprego temporário, podem te ajudar em novas oportunidades, projetos e aprendizados, em algum momento da sua jornada.

Então, esse é mais um motivo para você se candidatar em um emprego temporário e fazer o melhor que puder durante essa experiência!

Como o Instituto Ser+ pode te ajudar a encontrar um emprego temporário

Seja para um emprego fixo ou temporário, um bom currículo é sempre importante e pode te ajudar a conseguir a vaga com mais facilidade.

Então, cursos e projetos são sempre bem-vindos.

No Instituto Ser+, nós temos vários cursos gratuitos, em áreas que vão desde administração e produção industrial à farmacêutica e logística, para te dar mais conhecimento e melhorar seu currículo.

Além disso, temos mentorias gratuitas para te ajudar a ser mais confiante, aumentar sua autoestima, falar melhor e ganhar várias outras habilidades, que te ajudarão a se dar bem nas entrevistas e no primeiro emprego.

Mande uma mensagem agora mesmo para a nossa equipe, que te explicaremos tudo e te ajudaremos nesse momento!

Conclusão

Como vimos, os trabalhos temporários são ótimas formas de entrar no mundo do trabalho, ganhar experiência e novas habilidades, ter mais informações para colocar no currículo, fazer networking e ainda ter a chance de se contratado.

Então, comece hoje mesmo a se candidatar em vagas temporárias e conte sempre com a ajuda do Instituto Ser+!

Seja para conseguir seu emprego temporário, para melhorar seu currículo com cursos gratuitos, ou para ganhar mais habilidades para arrasar no emprego temporário ou na entrevista, o Instituto Ser+ está aqui para te ajudar! Então, mande uma mensagem agora mesmo para a nossa equipe, que te explicaremos tudo e encontraremos a melhor solução para você!

Fique por dentro das novidades
do Ser+

Ao prosseguir com a inscrição, você concorda com a coleta de dados de acordo com a LGPD.

Thank you! Your submission has been received!
Oops! Something went wrong while submitting the form.

Leia também