O termo mentoria corporativa (ou in company) tem sido a aposta da vez para as empresas que precisam capacitar funcionários ...
Você sabe o que é mentoria corporativa? A sociedade tem passado por muitas, e profundas, mudanças nas últimas décadas. Tal como temos que acompanhar a passos largos os novos paradigmas sociais e culturais, as empresas também devem seguir esse caminho para não ficarem para trás. Aliás, as mudanças no mercado de trabalho estão mais aceleradas e perceptíveis do que em qualquer outro momento histórico.As ideias do profissional limitado a uma única função, cumprindo um horário e quantidade de tarefas fixas, estão ficando para trás. O mundo corporativo na atualidade abre espaço para novas formas de hierarquia, flexibilidade nos horários, diferentes ambientes de trabalho e constante espaço de aprendizado.E é justamente para acompanhar as mudanças, que as empresas têm investido em ações afirmativas, em trabalho humanizado, valorização do encarreiramento e das lideranças. Dentro desse cenário, umas das estratégias tem sido a mentoria corporativa, que auxilia esse mercado de diversas maneiras com atualização, capacitação e valorização do profissional. Inclusive, o Instituto Ser+ é o seu grande aliado em todo o processo.Neste conteúdo explicaremos um pouco sobre a mentoria corporativa e como o Ser+ oferece o programa ideal para a sua empresa.
O termo mentoria corporativa (ou in company) tem sido a aposta da vez para as empresas que precisam capacitar funcionários menos experientes ou membros mais novos da equipe, como no caso dos aprendizes. Explicando de forma bem simples, o colaborador que já tem uma bagagem de conhecimento ensina outra pessoa, que ainda tem menos experiência, a desenvolver habilidades profissionais.É importante esclarecer aqui a diferença entre mentoria e consultoria, termos que ainda causam muitas confusões. Na consultoria são levantadas as necessidades da empresa, analisando relatórios, processos, enfim, para recomendar soluções para determinado problema identificado ou propor novos desafios.Na mentoria, o profissional “sênior” (normalmente um funcionário voluntário) ensina e ajuda os colaboradores (como um aprendiz ou iniciante) a desenvolverem suas habilidades a partir de seu conhecimento e vivências. Assim, a mentoria proporciona ações estratégicas conforme as necessidades e demandas forem despontando, funcionando como um laboratório in loco.
Todos ganham com um programa de mentoria: a empresa, o mentor e o mentorado. Afinal, no processo de ensinar e aprender, ambos desenvolvem novas habilidades, além do fortalecimento do clima organizacional, capacitação constante e encarreiramento. A empresa prepara novos profissionais, valoriza seus líderes e melhora a produtividade da equipe.O profissional com mais experiência aprende uma nova habilidade, que é ensinar, e desenvolve outras, como a liderança, comunicação, pensamento crítico e desenvolvimento interpessoal. Além de: ampliar seu networking, ser reconhecido profissionalmente e, acima de tudo, conquistar uma satisfação pessoal ao ver seu mentorado se “desenvolver”.Durante o programa, o aprendiz se capacita com situações práticas e objetivas que não são trabalhadas na teoria. Entretanto, ele vivencia o mercado, entende as necessidades organizacionais e vive essa experiência de aproximação com um profissional que tem muito conhecimento na bagagem, e isso é valioso. Esse relacionamento ainda ajuda o aprendiz a formar e expandir uma rede de contatos, o que é muito importante no mundo corporativo.No relacionamento com o mentor, o mentorado recebe constantes feedbacks que lhe dão vantagem no mercado de trabalho. E não podíamos deixar de citar o mais importante, mais motivação, segurança e autoconfiança para quem está no início da caminhada. Os benefícios reverberam para toda a vida profissional (e social) do aprendiz.A empresa alicerça novas lideranças (promovendo mais segurança e visibilidade aos colaboradores mentores) e abre espaço para aprendizes mais envolvidos com os ideais da empresa. Como resultado, cria-se um ambiente corporativo saudável e participativo, com o desenvolvimento de uma equipe, retendo talentos, reduzindo turnovers e capacitando continuamente os profissionais.
Preciso capacitar os profissionais da minha empresa, garantir o encarreiramento e estreitar os laços de relacionamento, e a mentoria corporativa pode ser a solução. Portanto, por onde começo? Essa é uma pergunta frequente. Contudo, antes de implementar um programa de mentoria, tenha claro quais os objetivos da empresa, quais as áreas de atuação e quem serão os mentores e mentorados.Essa parte do processo é fundamental para que o programa dê certo. Muitas empresas contratam instituições parceiras, como o Instituto Ser+, para realizarem o suporte na escolha e preparação do mentor, do mentorado e ainda supervisionar a aplicação do programa. É essa equipe que apoia e facilita a interação entre os participantes.Mas é importante lembrar que um programa de mentoria é um projeto estruturado em etapas: entender o objetivo e planos da empresa; escolher os colaboradores mentores e depois treinar esses profissionais; escolher e preparar os mentorados; determinar o tempo e a forma de mentoria, que pode ser individual, em grupo e até online; e medir os resultados do programa. Esses são passos essenciais.Ainda está com dúvida no processo? Fique tranquilo que o Ser+ está aqui para auxiliar a sua empresa a desenvolver o programa de mentoria.
São muitas as vantagens da mentoria corporativa, e o Instituto Ser+ está aqui para te ajudar nessa implementação. O Programa de Mentoria do Ser+ possibilita que os funcionários da empresa parceira “adotem” um aprendiz do Instituto. Nesse programa, os colaboradores incentivam e trocam experiências com esses jovens sobre carreira e mercado de trabalho.O Instituto Ser+ acompanha e fornece todo o apoio para o colaborador voluntário e para o jovem mentorado. Para isso, o Ser+ desenvolve eventos que têm por objetivo a troca de experiência entre mentores e mentorados. Além disso, os encontros incentivam a valorização das trajetórias e sonhos de cada pessoa, por meio da construção conjunta de projetos de vida e de carreira.
O Instituto atende empresas parceiras que já possuem o Programa de Socioaprendizagem, como também as que não possuem o programa, mas querem contratar a mentoria sem necessariamente abrir uma turma no Instituto. Ou seja, o Ser+ oferece o programa para empresas que possuam jovens aprendizes no Instituto, como para empresas que têm interesse apenas no Programa de Mentoria.
Quando você escolhe o Instituto Ser+ para ser parceiro no Programa de Mentoria, a sua empresa acaba por desenvolver uma ação afirmativa, oferecendo oportunidades de aprendizado para jovens em desvantagem social, público-alvo do Ser+. Contudo, além do desenvolvimento social do mentor, a sua corporação oferece uma oportunidade única a muitos jovens que não tiveram a possibilidade de realizarem cursos e treinamentos.O relacionamento entre o colaborador mentor com um jovem em vulnerabilidade, também traz para dentro da sua empresa uma cultura de diversidade a fim de mostrar aos colaboradores as diferentes realidades. Portanto, isso denota o quanto a sua corporação pode fazer a diferença no futuro dos jovens. O relacionamento cria equipes fidelizadas, profissionais com orgulho da empresa e portanto oportuniza a esses jovens um encarreiramento.De modo geral, quando você se torna parceiro do Ser+, ocorre um desenvolvimento mútuo, uma contribuição para criação de valores de responsabilidade social por meio de ações de voluntariado, além de fomentar a conexão entre as pessoas que irão participar do projeto e voluntários a fim de impulsionar o desenvolvimento pessoal, profissional e humanização dos profissionais.