Você já ouviu falar sobre criatividade, né? Essa habilidade é um diferencial na hora de conseguir o primeiro emprego.
Você já ouviu falar sobre criatividade, né? No mundo do trabalho, está cada vez mais valorizado como um diferencial para você conseguir o primeiro emprego, para ser promovido e em vários outros momentos.Mas você sabe exatamente o que criatividade significa ou por que ela é tão importante no mundo do trabalho?Continue lendo que vamos te explicar tudo isso e ainda te dar dicas de como ter mais criatividade no dia a dia!
Existem várias definições para a palavra criatividade. No ambiente de trabalho, a criatividade pode ser criar, inventar ou inovar, desenvolvendo um produto ou serviço novo, ou apresentando soluções para coisas do dia a dia, como inventar uma forma mais fácil de realizar uma atividade.Ou seja, a criatividade também é conhecida como pensar “fora da caixa”. No mundo do trabalho essa habilidade é muito valorizada, para melhorar os resultados as empresas estão sempre em busca de novas ideias.Mas você sabia que quase ninguém nasce com criatividade? A verdade é que vamos ganhando vários conhecimentos e experiências, que você pode aplicar em diferentes situações e isso é o que chamamos de criatividade. Por isso, é essencial ter disciplina e treinar, usando as dicas que daremos em breve!
Como vimos, a criatividade é uma habilidade super valorizada no mundo do trabalho, porque as empresas estão sempre buscando novas ideias para melhorar os resultados. O profissional criativo é visto como uma pessoa observadora, atenta aos detalhes, proativa (que se oferece para fazer mais coisas) e que gosta de resolver problemas.Além disso, no mundo do trabalho, ficar parado não é uma opção, então os profissionais criativos, que trazem novas ideias são sempre muito bem-vistos e se destacam.A criatividade no trabalho também funciona como um incentivo à produtividade. Isso porque equipes criativas costumam desenvolver novas ideias com frequência, aumentando as chances de sucesso da empresa.
Como vimos, a criatividade é uma habilidade muito valorizada no mundo do trabalho. Então, quando você se mostra criativo na criação do seu currículo, na entrevista ou na dinâmica do processo seletivo, ou no dia a dia do seu trabalho, você se destaca entre os outros concorrentes ou colaboradores da empresa.Assim, quem não pensa diferente, promovendo ideias criativas para solucionar questões ou para novos projetos, costuma não se destacar e não conseguir tantas oportunidades de emprego e crescimento.
Você já deve ter vivido um momento em que ficou completamente sem ideias, sem conseguir escrever um texto ou criar algo, né?Isso se chama bloqueio criativo e é definido pela falta de inspiração para criar algo. Mas ter bloqueios criativos é super comum, principalmente quando passamos por situações que nos deixam nervosos, estressados ou ansiosos, como encontrar o primeiro emprego ou fazer uma entrevista para uma vaga.O chato é que as vezes os bloqueios criativos acontecem em momentos que precisamos ser produtivos e isso pode atrapalhar e abalar nossa autoconfiança.
Para ser criativo, é essencial conviver com pessoas, ler, estudar, consumir conteúdos, viver experiências e tudo mais de diferente que você puder fazer.Isso faz o cérebro se exercitar e ter ideias, que são muito valorizadas no mundo do trabalho, porque ser um profissional criativo é ir além do básico que é pedido, e enxergar soluções diferentes para os problemas.E na hora de conseguir um emprego, também é possível ser criativo para se destacar entre os candidatos e mostrar suas habilidades, ao invés de ficar esperando a empresa te escolher entre milhares de currículos.Confira a seguir algumas dicas para ser criativo no dia a dia!
Tem dias que a gente precisa escrever um texto, criar uma apresentação, ou realizar um projeto, mas não temos ideias, né? Ou parece que não conseguimos nem começar.Com pessoas que treinam a criatividade, isso costuma acontecer com menos frequência. Então, confira algumas dicas que podem te ajudar a ter mais criatividade:
Aprenda coisas novas, leia livros, assista filmes, ouça músicas e podcasts, converse com as pessoas, faça cursos, visite museus, pratique exercícios, conheça lugares novos e tudo mais de diferente que você puder fazer.Isso exercita o cérebro, faz com que ele seja mais criativo e te ajuda a ter mais ideias.
Saia do automático e caminhe observando sua rua, sua cidade, a vista da sua janela, o comportamento das pessoas ou até mesmo a decoração da sua casa.Repare nos detalhes e pense em como você poderia fazer o mesmo, mas de forma diferente.Por exemplo, você parou para olhar a vitrine de uma loja, toda decorada em tons de azul. Analise todos os detalhes e pense: como você faria se tivesse que fazer uma vitrine de itens de piscina, ou uma vitrine para quem gosta de músicas sertanejas.Ou seja, treine criar sua própria versão de algo que já existe.
Dormir ajuda o cérebro a estar descansado para ter ideias. Além disso, durante os sonhos, muitas pessoas têm ideias e inventam ótimas coisas, que podem ser usadas na vida real.Então, mesmo que você esteja com muitas coisas para fazer, tente dormir bem.
As ideias podem surgir a qualquer momento e você deve escrevê-las para não esquecer (mesmo que naquela hora a ideia pareça não servir para nada).Com o tempo, você terá cada vez mais ideias e terá o hábito de escrevê-las, para ler e usar depois.
Como vimos, é super importante treinar a criatividade na vida pessoal, parar conseguir levar isso para o mundo do trabalho.Com algumas dicas, é possível ser cada vez mais criativo, evitando bloqueios e se destacando no trabalho ou na hora de conseguir o primeiro emprego.Nesse momento, você também pode contar com a ajuda do Instituto Ser+! Temos diversos cursos, mentorias e projetos, que te ajudam a ganhar novas habilidades e melhorar as que você já tem (como a criatividade, por exemplo).Além disso, te ajudamos a conseguir o primeiro emprego e a se destacar no ambiente de trabalho.Então, deixe a vergonha de lado e mande uma mensagem para a nossa equipe, que te ajudaremos da melhor forma possível, no que você precisar!